quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Os alimentos e a Saúde: Brócolis

Classificação científica

Reino:     Plantae
Divisão:     Magnoliophyta
Classe:     Magnoliopsida
Ordem:     Brassicales
Família:     Brassicel
Género:     Brassica
Espécie:     B. oleracea

Os brócolis (português brasileiro) ou brócolos (português europeu), também chamados de simones (do italiano broccolo, no plural broccoli) são vegetais da família Brassicaceae (crucíferas), uma das formas cultivadas de couve, Brassica oleracea, tal como a couve-flor, o repolho, couve de bruxelas, couve-nabo entre outros.
As folhas, as flores e os pedúnculos florais são comestíveis.
Originário da Europa, o brócolis também têm seu uso na medicina, graças ao seu elevado teor de cálcio que é - dependendo da variedade e da forma de preparo do brócolis - em média 47 mg por cada 100 gramas de flores e 51 miligramas em cada 100 gramas de folhas, o que representa cerca de cinco vezes a dose existente no leite. Por isso, esse vegetal é um bom construtor e formador dos ossos e dos dentes.
De acordo com pesquisas publicadas recentemente, os brócolos e o repolho ajudam a evitar o câncer de próstata se consumirmos pelo menos três porções diárias desses vegetais, assim como podem reduzir até metade o risco de câncer de próstata. Essa pesquisa baseou-se num estudo do Centro de Pesquisas do Câncer Fred Hutchinson, de Seattle, nos Estados Unidos.
Por outro lado, um estudo japonês demonstrou que há uma espécie que tem um veneno que paralisa os membros superiores durante mais de uma hora, e pode ter diversos efeitos secundários se ingerido em excesso. Esse veneno, porém, é encontrado em um raro tipo de brocólis pouco ingerido pelas pessoas.
Há algumas evidências preliminares que o consumo regular de brotos brócolos poderiam erradicar H. pylori (Referência: Galan MV, Kishan AA, Silverman AL (August 2004). "Oral broccoli sprouts for the treatment of Helicobacter pylori infection: a preliminary report". Dig Dis Sci. 49 (7–8): 1088–90).
O brócolis é uma verdura muito utilizada no preparo de saladas, podendo também ser utilizado em pratos como folhados e massas. Assim como couve-flor, couve, o brócolis também pode ser cozido no fapor, o que ajuda a manter seus componentes nutricionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário