terça-feira, 5 de outubro de 2010

Os Alimentos e a Saúde: Ciência dos alimentos


Ciência dos alimentos é uma área de conhecimento multidisciplinar que envolve química, microbiologia e bioquímica, com o objetivo de fornecer conhecimentos fundamentais para a tecnologia e engenharia de alimentos. As atividades do cientista de alimentos incluem o desenvolvimento de produtos, seleção de materiais de embalagem, pós-colheita de matérias primas agrícolas, estudos de vida de prateleira e estudos de avaliação sensorial de produtos alimentícios.

 

 Subáreas

Alimentos em conserva.A Ciência dos alimentos é uma ciência multidisciplinar e aplicada, ou seja, está relacionada uma grande quantidade de áreas do conhecimento e que produz e aplica conhecimento científico e tecnológico no desenvolvimento e produção de bens de consumo, mais especificamente na área de alimentos, embora possa ser aplicada em outras áreas.

Áreas envolvidas:

Microbiologia de alimentos;
Segurança alimentar
Química de alimentos;
Análise de alimentos;
Análise sensorial;
Embalagens para alimentos;
Bioquímica de alimentos;
Gastronomia molecular;
Agroindústria.

 Formação acadêmica

Os alunos têm contato com matérias básicas como biologia, química, matemática e física. Terão ainda acesso aos laboratórios do núcleo de matérias profissionalizantes como os de agroindústrias, biotecnologia, de química de alimentos, microbiologia de alimentos e análise de alimentos, análise sensorial, ensaios biológicos, processamento de alimentos e salas computadorizadas para análise sensorial e econômica.
Através de uma planta piloto de processamento, os alunos aprenderão as operações unitárias para obtenção de produtos como fermentação, secagem, desidratação, defumação, refrigeração, congelamento, enlatamento, entre outros, para frutas, hortaliças, carnes, pescado, óleo, amido, mandioca, milho, entre outros. À disposição dos alunos está uma destilaria-piloto para práticas de fermentação.

 Áreas de atuação

O profissional poderá atuar em gerenciamento e participação em equipes técnicas de empresas agroindustriais, assim como em trabalhos de assessoria, consultoria, controle de qualidade e marketing; administração de órgãos,instituições públicas responsáveis pela formulação e implantação de programas de defesa e educação do consumidor; gerenciamento de serviços de atendimento ao consumidor em empresas de alimentos, restaurantes públicos, indústrias, redes comerciais ligadas ao ramo da alimentação, laboratórios de análise sensorial e de qualidade em indústrias alimentícias e atuar em docência e pesquisa na área de alimentação e nutrição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário